Desafios do setor gastronômico no atêndimento ao cliente.

Quando vamos a um restaurante temos como objetivo além de comer bem, de ter um momento agradável com o familiar, os amigos ou aquela pessoa especial. E para que tudo ocorra perfeitamente um atendimento rápido e de qualidade é fundamental nos dias atuais. E neste momento, aquele que deveria passar despercebido por toda experiência no restaurante é quem está mais nos fazendo falta, o garçom.

Acontece que com a ascensão das classes CDE e aquecimento do setor da construção civil nos últimos anos, uma grande quantidade de garçons tem mudado de profissão. Junto a isso, o crescimento do setor gastronômico que tinha uma média de 7% ao ano passou para mais de 13% nos últimos 2 anos, o que está tornando a concorrência por estes profissionais ainda mais acirrada.

Em algumas cidades do interior a situação é ainda mais alarmante. Segundo donos de bares que visitamos, a profissão de garçom é o segundo ou terceiro emprego da maioria de seus funcionários. E por esta ser uma segunda renda e terem um período de descanso curto, chegam ao serviço com pouca paciência e disposição. O que interfere diretamente na qualidade do trabalho deles.

Em agosto do ano passado a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes afirmou que havia mais de 250 mil vagas para a categoria em todo o país. E nada indica que este número irá reduzir.

Principalmente com os grandes eventos que ocorrerão em 2014 e 2016.

Se a meta do Ministério do Turismo e da Embratur se concretizar o Brasil vai receber 11 milhões de turistas até 2020. Isso representa um aumento de 113% em comparação aos números atuais, com uma entrada de divisas de US$ 17,6 bilhões.E boa parte desta verba vai para o setor gastronômico.

Procurando por tentativas de solução para este problema, e os donos de mais de 180 restaurantes de São Paulo se uniram para ampliar um curso gratuito de garçons, de 12 semanas (200 horas) oferecido pela ONG ação comunitária. Outras ações também se repetem em outras regiões do país, tanto com treinamentos profissionalizantes como com cursos de idiomas. Mas observando o cenário que se forma, percebemos que nos próximos anos o salário do garçom deve inflacionar muito, o que sugere aos donos de restaurantes buscar formas alternativas de solucionar o problema.

E é por isso que a Oceantek lançou o seu cardápio digital, o OceanFood. Esta solução que já vem sendo instalada em alguns estabelecimentos ao redor do mundo tem agradado muito, tanto os empresários quanto os consumidores.

A novidade permite que o cliente possa escolher seu prato ou bebida através de fotos, no seu idioma nativo e sem a necessidade do garçom. Esta comodidade tem aumentado em até 20% dos lucros dos restaurantes e reduzindo em até 15% do tempo médio dos clientes nas mesas, aumentando a rotatividade do restaurante.

Se você também passa por este problema, clique aqui e conheça nossa solução e solicite um orçamento. Ao contrário do que muitos pensam, não é necessário gastar muito para adquirir este sistema.