
dez 10, 2019
Aplicativos web, híbridos ou nativos? Qual escolher?
Você já se perguntou como construir o aplicativo ideal para o seu projeto? Já ouviu falar em termos como: App web Webapp, aplicativo híbrido ou nativo? Mas, qual se encaixa para o que você realmente precisa? Não se preocupe, essa indecisão é comum para a maioria das pessoas. O mais importante é saber o seu objetivo final e qual público quer atingir. Nesse artigo nós vamos te ajudar a entender as diferenças entre as três opções.
Webapp:
Vantagens
- Menor custo
- Não é necessário baixar o app. (Mas é possível salvar o link no aparelho)
Desvantagens:
- Aplicativo não fica no celular da pessoa, o que pode ocasionar perda de relacionamento
- Funcionamento apenas online
- Pouco acesso aos recursos nativos dos aparelhos
O Webapp é uma página na internet que se comporta como um aplicativo. Possui um custo mais baixo e serve tanto para Android quanto IOS, pois é executada direto no navegador. Além disso, ele não ocupa espaço na memória do celular, já que não é necessário fazer download, porém seu funcionamento é apenas online. Além disso, por ter acesso direto por link, gera uma ação mais rápida com o usuário, há menor atrito, facilitando a aceitação do público. Por outro lado, pelo aplicativo não estar no smartphone há perda de relacionamento.
Esse tipo de app é indicado para ações promocionais ou aplicações em que não é necessário ter uma relação próxima com o usuário.
Aplicativo nativo:
Vantagens
- Alto desempenho
- Facilidade de manutenção
- Funcionamento offline
- Acesso a recursos nativos do aparelho
Desvantagens:
- Custo elevado
- Uma versão para cada plataforma
Aplicativos nativos ficam armazenados diretamente no smartphone, possuem um alto desempenho e funcionamento offline. Ele tem alta performance, acesso as bibliotecas nativas e aos recursos dos dois sistemas como câmera, acelerômetro, GPS, bússola, lista de contatos, etc. Seu custo é elevado, já que é necessário um desenvolvedor para cada plataforma, caso sua intenção seja manter um app tanto no Android quanto no iOS. É indicado para serviços relacionados ao estilo de vida dos usuários.
Aplicativo híbrido:
Vantagens
- Menor custo
- Desenvolvimento em menor tempo
Desvantagens:
- Perda de performance
- Maior custo de manutenção a longo prazo
Podemos concluir que o aplicativo híbrido possui um custo menor, pois é necessário apenas um desenvolvedor para compilar em ambas plataformas. Ele tem uma perda de performance, porque existe uma segunda camada de desenvolvimento que torna o código do app mais lento. Há uma menor quantidade de recursos, ou seja, não é possível fazer tudo que a plataforma permite. Por outro lado, ele é mais rápido de desenvolver. São indicados para aplicações corporativas que não necessitam de muitos recursos do dispositivo.
Após entender as vantagens e desvantagens de cada aplicativo, chegamos à conclusão que eles se diferem no desenvolvimento, cada um deles traz uma experiência diferente ao usuário. Portanto, antes de escolher qual é o melhor para o seu projeto, o ideal é fazer uma avaliação do cenário. Responda algumas perguntas, como: qual é o objetivo, e público que quer atingir, quanto tempo tem para investir e se a performance é um fator decisivo.
Decidiu qual é o melhor aplicativo para o seu projeto? Nós podemos te ajudar a tirá-lo do papel! Entre em contato conosco!
Voltar